VESTÍGIOS HEBRAICOS EM PORTUGAL

subtitulo:  viagem de uma pintora

     
     
     
LIVRO BILINGUE (português e inglês) de Laura Cesana com um poema de António Ramos Rosa e testos dos críticos de arte Fernando de Azevedo, Fernando Pernes e Lima de Freitas. Capa dura, 160 páginas, 116 imagens a cores de lugares e pinturas, cm 32 x23,5. Edição do autor. !ªedição: Lisboa 1997. 2ªedição: Lisboa I998. (ISBN: 972-97370-02)
     
     

"Laura Cesana é uma italiana que há muito adoptou o nosso pequeno país para viver e trabalhar (...) Nesta obra bilingue encontramos uma investigação selectiva sobre os vestígios das comunidades judaicas na Peninsula Ibérica, com particular incidência para o caso português (...)"

"Trata-se assim, de uma obra que nos fala da História através da pintura, bem como da inspiração através da História. Afinal, e como a autora refere no subtítulo, uma viagem de uma pintora, é este o fio condutor de uma obra extremamente ambiciosa (...)"

"Entre as multiplas entidades que apoiaram e acreditaram neste projecto contam-se a Fundação Calouste Gulbenkian, os pelouros da Cultura de algumas Câmaras (entre elas, a de Lisboa) e outras instituições"

ALEXANDRA LUÍS  (na Revista "Valor")
     

(...)"E o seu belíssimo ensaio de investigação e objecto de arte Vestígios Hebraicos em Portugal oferece-nos simultaneamente uma síntese muito equilibrada e rigorosa do passado dos judeus, marranos e cristãos-novos na nossa pátria (...) e a reprodução dos seus quadros admiráveis, onde aparecem rituais, cenas de culto, objectos sagrados, sempre à beira do mistério, do silêncio, da meditação, do Shabat. (...)"

"Estamos assim perante um livro fora do comun, multiplo e uno, e é a personalidade de Laura Cesana que lhe oferece essa singularidade"

"A edição é bilingue, em português e inglês, e incorpora estudos e opiniões de Lima de Freitas, Fernando de Azevedo, Fernando Pernes e outros críticos de arte e escritores."

URBANO TAVARES RODRIGUES (no "Jornal das Letras, Artes e Ideias")
     
     
     
[BACK]